Suite Marseille:

Suite Marseille: as obras da outra margem.

“Promessa”
Nankin e secreção de escargots sobre papel shoeller 300gr.
50×70 cm

 

“O rastro irridiscente”
(hommage à Mirò)
Nankin e secreção de escargots sobre papel shoeller 300gr.
50×70 cm

 

” A Crucificação do Pintor”
acrílica e óleo sobre tela
72x 96 cm
1993
“A Paixão do Pintor”
Acrílica e óleo s/ tela
72x 96 cm
1993
” Liberdade”
Acrílica e óleo s/tela
72×906 cm
1993

Em 1992 Odilon Cavalcanti e um grupo de artistas (entre eles José Patrício, Rodolfo Athayde, Raul Cordula, Chico Pereira e Ro Rô de Sá, José Rufino e Dantas Suassuna), do nordeste do Brasil uniram-se a um grupo semelhante de artista do sul da França e realizaram o Le – Hors-Là, cuja primeira exposição realizou-se na Tour Carré du Roi Renné na entrada do Vieux Port em Marseille em outubro de 1993, celebrando, dentro das comemorações oficiais de 500 anos do descobrimento da América, a miscigenação entre os povos do mundo.

Odilon estava entre os artistas que participaram da primeira exposição e troca cultural, tendo sido o primeiro artista brasileiro a hospedar a artista francesa Catherine Kieffer, presidente da Ong que deu nome ao Projeto, no Recife e tendo sido durante o período da exposição hospedado também por ela e tendo trabalhado durante o Período no atelier do artista Michel Steffanini.

Fato curioso do período foi que o artista, quando reuniu as obras que levaria para a exposição incluiu uma obra com que participara anos antes da mostra coletiva “Arte Paixão” em Belém, que consistia numa cruz feita de 11 desenhos em pastel sobre papel de 50x50cm cada.

Este trabalho foi doado pelo artista para a Matriz Dominicana de Marseille com a condição de que a obra ficasse exposta numa das capelas da entrada da Catedral. A obra, que foi inspirada numa cruz “cátara” encontrou abrigo no seio da matriz da ordem criada para os perseguirem, cumprindo assim o desejo de perdão à Igreja.

As obras acima foram realizadas no período.

 

 

VOLTA