O acervo de um Atelier é sua síntese.
Nele estão contidas obras de todas ou quase todas as fases de uma trajetória artística, no sentido da sedimentação da obra.
Fase após fase a obra se estrutura no acervo do atelier. Todas as fases, todos os anos e anos de trabalho, todas as mudanças de rumo. É, eventualmente consultando-o que o artista repensa a obra à procura do próximo passo, o próximo movimento rumo à tradição ou a ruptura.
No acervo, latente, mostras inteiras repousam o sonho de um olhar que as distinguam e a elevem a um corte curatorial que as exponham, ao olhar de colecionador que as tragam à vida da convivência.
Vida esta que a obra de arte, este ser inerte que faz com que a vida humana seja resgatada da ausência de sentido, lembrando-nos que somos poeira de estrelas que nasceram para brilhar.
Ao entrar nestas páginas e admirar suas obras, o leitor há de se aperceber de que neste território o que se diferencia em relação às demais páginas deste site é que aqui as obras estão ao alcance do seu desejo, do seu imaginário pessoal, ao contrário das demais páginas deste site, que trazem-nos a documentação histórica da obra de Odilon Cavalcanti, mas sim estas são obras passíveis de fazer parte de seu acervo de colecionador, de mostras em suas galerias, salões, curadorias.
Isto as torna objeto de desejo e, portanto, se apresentam aqui, não apenas como imagens, mas como possibilidades concretas.
Coleção Atelier – Obras sobre Papel.
A troca
Pastel s/ papel canson
21×14,75cm
2019
O sono
Pastel, grafite e acrílica s/ papel cartão
19,8×14,75cm
2019
A Viagem
Acrílica s/ papel Arches 100% algodão
31,5×24,5
1992
Gato escondido
Acrílica e grafite s/ papel canson
42,5×30,5 cm
2005
O relógio ( 10 para as três)
Goache s/ papel Schoeller
48x25cm
1989
A Espanhola
Pastel s/ papel Arches _ 100% algodão
37x 54cm
1999