Trajetória para o mundo interno de um artista:
Trajetória é um conjunto de obras do finais de 1994, quando Odilon, preparando-se para a empreitada de realização das pinturas à mão dos “out-doors” do Projeto Manifesto Transconcreto em S. Paulo, que foram pintados num galpão de uma empresa de outdoors no Rio de Janeiro, Odilon promove um consórcio de suas obras em Piedade (Jaboatão dos Guararapes-Pe) com o objetivo de levantar fundos para a viagem e permanência do artista no Rio, seus novos itinerários e uma nova rota para sua obra.
Este conjunto de dez obras onde Odilon Cavalcanti discute exatamente o universo dos deslocamentos, mapas e alusões ao tempo e ao espaço, aludindo à fase de deslocamento e ampliação do seu raio de ação, novos percursos e da extensão do alcance do seu trabalho que retorna ao eixo São Paulo -Rio de janeiro depois de 10 anos de ausência destes mercados.
É interessante comparar as imagens de “Trajetória” que produziu, então, com recentes imagens do Universo divulgadas em 2010, fornecidas pela Nasa, captadas pelo telescópio Hubble.
A impressionante similaridade entre as imagens e a antecipação de uma representação imagética do Universo com mais de quinze anos de antecipação mereceria um estudo mais demorado e profundo, já que se constitui uma referência a um fenômeno de antecipação através da arte de uma percepção que a ciência só viria a evidenciar muito depois:
A mostra ficou aberta por apenas um dia No Blue Sky em Piedade, município de Jaboatão, em 5 de dezembro.